Publicidade

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Tufão Haiyan: O mais potente de todos os tempos.

Primeiramente, antes de falarmos sobre o Haiyan, devemos responder algumas perguntas:

- O que é um tufão?
- O que é um furacão?
- O que é um ciclone?
- Qual a diferença entre eles?

Todos eles são fenômenos climáticos (ciclones) caracterizados pela formação de um sistema de baixa-pressão. Formam-se, geralmente, em regiões tropicais do planeta. São eles os responsáveis pelo transporte do calor da região equatorial para as latitudes mais altas. 
Quando ganham muita força, transformam-se em catástrofes naturais, podendo destruir cidades inteiras(como aconteceu nas Filipinas). Resumindo, tufão, furacão e ciclone são na verdade a mesma coisa, na verdade o nome varia apenas de acordo com a região do planeta onde ocorrem.

Segundo alguns especialistas é possível que o tufão Haiyan seja o mais potente ciclone a tocar terra firme em toda a história, sendo que algumas rajadas de vento podem ter chego perto de 400 Km/h (lembrando que muitas tempestades não chegam ao continente, se restringindo apenas as áreas oceânicas). Além de sua força o tufão Haiyan também chamou a atenção pela sua configuração praticamente perfeita, como podemos ver na imagem abaixo:

 (imagem: Universidade do Colorado)

Até agora estima-se que o Haiyan possa ter causado mais de 10 mil mortes, porém, a se julgar pelas imagens do rastro de destruição deixado por ele, é possível que os danos sejam ainda maiores. Certamente os efeitos do fenômeno serão sentidos pelos filipinos ainda por muito tempo, a considerar que as Filipinas são um país com altos níveis de pobreza.

- Quais foram os ciclones com mais vítimas na história?  Segue abaixo um infográfico produzido pela Folha de São Paulo em que consta o trajeto do Haiyan e a lista dos ciclones mais devastadores da história:








Nenhum comentário:

Postar um comentário